Aluno da EMUS ganha prêmio de Melhor Música Instrumental no 19º Festival de Música da Educadora FM

Luã Almeida ganhou o primeiro lugar em uma das principais categorias da premiação

Com um título evocativo para o momento enfrentado pelo mundo, “Prece à Nossa Gente”, composta pelo pianista Luã Almeida, foi a vencedora do 19º Festival de Música da Educadora FM, na categoria música instrumental. Formado em Composição e Regência pela Escola de música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação Profissional na mesma instituição, Luã se juntou a outros músicos para a gravação, entre eles os professores da EMUS Uirá Nogueira (bateria) e Rowney Scott (saxofone soprano), além de Vini Mendes (contrabaixo elétrico) e Lucas de Gal (percussão).

Composta em 2018, a música é o reflexo de um desejo de boas energias ao universo. “Foi um momento de inspiração”, conta Luã, “eu estava em paz e feliz com a vida, e quis emanar de volta para o universo. Entre desastres naturais e crises políticas, a música foi a expressão de um desejo de que as coisas melhorassem”. O compositor explica, ainda, que a peça foi construída de fato para se parecer com uma oração, fazendo valer-se de um ostinato — um tema que se repete durante a composição — para assemelhá-la a um mantra.

Essa não foi, no entanto, a primeira premiação alcançada pelo compositor. Vindo de uma família de músicos, com pai e irmão também instrumentistas, Luã começou a tocar piano aos 10 anos de idade e aos 14, ao se inscrever no Curso de Extensão da EMUS, teve o seu primeiro contato com música de concerto. Desde então, entre a graduação em Composição e Regência, o mestrado e diferentes cursos e workshops, ganhou, em 2016, o Prêmio Funarte de Composição Clássica e também o Prêmio Caymmi como melhor música instrumental. Em 2018, foi premiado com o melhor arranjo para música instrumental da rádio Educadora FM e no ano de 2019 teve sua obra “Soteropolitana” vencedora do IV concurso de composição do festival Gramado in Concert. Já em 2020, ganhou o Prêmio Funarte RespirArte  com o arranjo para piano solo "Na baixa dos sapateiros" de Ary Barroso.

“É um trabalho árduo”, conta Luã, "são muitas horas de dedicação, de prática e de estudo, é uma gratificação muito grande ter o trabalho reconhecido dessa forma”. Para ele, o segredo está no amor à música e na persistência. Para o futuro, além de concluir o mestrado, Luã pretende continuar compondo, explorando a música da forma que mais gosta, que é incluindo percussão afro-baiana em suas composições. “Já tive também a oportunidade de compor para orquestras, e sinto saudades disso, então talvez explore algo nessa linha, bem como o meu trabalho autoral como pianista”, conclui.

“Luã é um desses incríveis e telentosos músicos que aparecem de tempos em tempos!” elogia o professor da EMUS Uirá Nogueira, que tocou com Luã na execução de Prece à Nossa Gente, “um pianista com a capacidade incrível de compor e executar o seu instrumento com extrema virtuosidade. Para mim, foi uma honra gravar essa música com ele. Sempre acreditei no potencial dessa obra e minha felicidade se completou com a vitória de Luã.”

Para o professor José Maurício Brandão, diretor da EMUS, o prêmio de Luã demonstra a pluralidade da Escola de Música na contribuição aos processos formativos em música, em especial no diálogo com os mais diversos discursos musicais. “É uma alegria e uma honra termos Luã Almeida premiado neste renomado Festival” afirma.”Parabéns Luã, teu prêmio laurea a universidade pública. Viva a UFBA!”