Corpo Docente


Nome Wellington Mendes da Silva Filho
Email wellingtonmen@gmail.com
Trompetista formado pela EMUS - UFBA na classe do Prof. Horst Karl Schwebel. Filho de Uéliton Mendes da Silva - pesquisador da obra de Luiz Gonzaga e autor da mais completa discografia do 'Rei do baião' e de Dirce Lopes Mendes, artista plástica. Natural de Caruaru - Pe, tendo residido por muitos anos em Sergipe, veio para Salvador em 1995, ingressando na EMUS e concluindo o curso de Instrumento - Trompete, em 2000. Mestre em Educação Musical sob a orientação do Prof. Joel Barbosa, atualmente é doutorando em Musicologia sob a orientação do Prof. Pablo Sotuyo Blanco. Ingresso no corpo docente da EMUS em 2011, leciona História da Música, Literatura e Estruturação Musical e Improvisação. Ao longo dos anos em que reside em Salvador, vem participando de inúmeros eventos musicais, como instrumentista, arranjador e por vezes compositor.

INFORMAÇÕES CURRICULARES

Graduado pela Escola de Música da UFBA, na qual ingressou no curso Instrumento – Trompete, sob a orientação de Horst Karl Schwebel, no ano de 1996, concluindo o curso no primeiro semestre de 2000.  (Pg.1)

Lecionou como instrutor de trompete do Colégio Manoel Novaes nos anos de 1999 e 2000. (Pgs. 2 e 3)

Lecionou no Curso de Extensão da EMUS nos anos de 2000 e 2001, nas classes de Básico I, II e Pré-LEM. (Pgs. 4 e 5)

Lecionou, na função de professor substituto, no curso superior da EMUS nos anos de 2002 e 2003, concluindo a função no primeiro semestre de 2004, nas matérias de LEM I, II e III; Percepção II; Improvisação I e III. (Pgs. 6 e 7)

Lecionou nos anos de 2006 e 2007 na função de professor substituto na EMUS, nas disciplinas de Improvisação I e III, Prática de Conjunto I; tendo no ano de 2006 lecionado também nas disciplinas de LEM I e História da Música II. (Pg. 8)

Participou da gravação da ópera Rei-Brasil em Novembro de 2000. (Pgs. 9 e 10)

Participou da banca examinadora do processo de seleção da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, de 21 a 23 de junho de 2002. (Pg.11)

Atuou em trabalhos musicais populares e eruditos, como os shows: Na Seqüência, de Luciano Bahia; Na Cara da Lua e Amor Volat, do compositor Ângelo de Castro, além de atuar em diversos grupos instrumentais e eventos, como instrumentista, compositor e arranjador, desenvolvendo trabalhos com ênfase na música brasileira, chamada erudita e popular. (Pgs. 12 a 25)

Ministrou curso de História e Apreciação da Música oferecido pela Flashpoint Records aos seus funcionários, nos meses de Outubro e Novembro de 2006. (Pg. 26)

Integra o grupo de Canto Gregoriano Signum Magnum, dirigido pelo professor Flávio José Gomes de Queiroz. (Pg. 27)

Integra o corpo de professores do Centro Musical Teodoro Salles, Lecionando teoria e percepção musical, além de ter ministrado Master-Classes de improvisação e História da Música naquela instituição. (Pgs. 28 a 33)

Apresentou em fórum do programa de Pós-graduação em música da EMUS, o trabalho “West End Blues” – A Gênese de uma Arte, em 03 de Outubro de 2008. (pg. 34)

Participou da banca examinadora para chefia de naipes da Orquestra Sinfônica de Sergipe, na cidade de Aracaju-Se, no dia 27 de Fevereiro de 2009. (Pg. 35)

Participou da banca examinadora para chefia de naipes 2010 da Orquestra Sinfônica de Sergipe, na cidade de Aracaju-Se, no dia 22 de Fevereiro de 2010. (pg. 36)

Cumpriu as disciplinas do programa de pós-graduação no mestrado de Educação Musical da EMUS, no qual ingressou no ano de 2008, sob a orientação do Prof. Joel Barbosa, tendo realizado defesa pública de Dissertação em 25 de Fevereiro de 2010, com o tema  “A INIBIÇÃO DIANTE DA IMPROVISAÇÃO MUSICAL: UM PROGRAMA OPERACIONAL  DESTINADO A DESINIBIR O ALUNO PARA COM ESTA PRÁTICA”. (Pg. 37)

Ingressou no programa de Doutorado em Musicologia da EMUS, sob a orientação do professor Pablo Sotuyo Blanco, no ano de 2010. (Pg. 38)


Apresentou o trabalho intitulado “Iconografia Musical do século XVIII na sala do Capítulo do Convento de São Francisco em Salvador – Bahia”, no XX Congresso da ANPPOM, realizado em Florianópolis – SC, a 27 de agosto de 2010. (Pg. 39)

Publicou nos anais do XX congresso da ANPOM 2010 o artigo “Iconografia musical do século XVIII na sala do Capítulo do convento de São Francisco em Salvador – Bahia”. (pg.40)

Foi classificado em segundo lugar no Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior – Edital UFBA N.02/2010, para as disciplinas de LEM – Literatura e Estruturação Musical e História, realizado entre 14 a 17 de Junho de 2010. (pg. 41)


Foi classificado em primeiro lugar no Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior – Edital UFBA N.06/2010, para a disciplina de LEM – Literatura e Estruturação Musical, realizado em março de 2011.


Topo