Corpo Docente


Nome Uira Nogueira
Email uiranogueira@gmail.com
Baterista sensível, técnico e musical, Uirá Nogueira iniciou sua carreira profissionalmente aos 15 anos tocando em uma banda de ritmos baianos em Vitória da Conquista, Bahia. Começou a tocar bateria aos nove anos de idade. Nascido em uma família totalmente musical tendo como seu primeiro tutor o baterista Zeca Metal. Atuou como músico em sua cidade até os 18 anos tocando em festas populares e toc ando mpb em bares e festas.

Em Belo Horizonte estudou com José Luiz, Limão, Jean Dolabella, Mário Castelo, Leo Pires entre outros. Iniciou sua carreira de professor e atuou em bandas de samba, rock in roll e pop rock por cinco anos.

Em Salvador, lecionou na Pracatum, estudou bateria com o professor Gum na UFBA e tocou baterioa na sua primeira banda de salsa Salsa Cebolinha e tocou percussão na banda do arrastão da TIMBALADA.

Após seis meses em Salvador, de volta a terra natal, estudou violão clássico por um ano e ingressou na UFBA cursando Licenciatura em Música. Durante esse período atuou como baterista na Banda de Gerônimo, Banda Monte Serra't e na banda de salsa Suenio Cubano.

Após ter formado em música se mudou para Londres onde fez sua expecialização em bateria na Drumtech School. Por cinco anos atuou no cenário brasileiro e inglês com vários artistas de várias partes do mundo. Entre eles a Banda Saravah Soul, o cantor Carlos Lira, Marcus Vale, Geraldo Azevedo, e muitos músicos brasileiros da mais alta qualidade. Se apresentou em renomadas casas de show como o Ronney Scott's, Jazz Café e Charley Wrigths. Se apresentou em Viena, Paris, Irlanda, País de Galles, Ilha de Chipre, Edimburgo, Oxford entre outras cidades inglesas.

Após terminar sua pos em Administração retornou ao Brasil para ensinar na UFBA. Atual professor de música do curso de Musica Popular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia Uirá tem se dedicado aos estudos dos ritmos brasileiros particularmente na riqueza dos ritmos afro-baianos.

Uirá Nogueira www.myspace.com/uiracairo www.youtube.com/uiranogueira


Topo