Corpo Docente


Nome Joel Barbosa
Email jlsbarbosa@hotmail.com
Joel Luis da Silva Barbosa iniciou seus estudos na Banda da Guarda Mirim Municipal de Piracicaba, SP. Graduou-se em clarineta pelo Conservatório de Tatuí, em 1985, e pela UNICAMP, em 1989. Durante seus estudos, atuou como professor e regente das Banda Municipal de Nova Odessa, Banda do Instituto Adventista de Ensino, Banda do Instituto Adventista de São Paulo e Banda Jovem de Sumaré. Obteve o primeiro prêmio do VIII Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, Piracicaba. Foi premiado com bolsas da VITAE, CNPq e CAPES, através das quais obteve o grau de Mestre e Doutor em Artes Musicais (DMA), em 1992 e 1994, respectivamente, pela University of Washington, Seattle, EUA. Sua dissertação de doutorado é sobre metodologia de ensino em grupo de instrumentos de banda. Como parte de sua dissertação, escreveu o primeiro método de banda brasileiro com esta pedagogia. Tem dado cursos sobre esta metodologia, principalmente, no Programa Nacional de Bandas da Colômbia, Fundação Carlos Gomes do Pará, Festival de Campos do Jordão, Encontros da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Encontros Latino-Americano de Educação Musical. Os resultados de sua pesquisa nesta área foram apresentados nos encontros da ABEM, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e International Society for Music Education (ISME). Atuou como regente de banda nos Festival de Campos do Jordão – Núcleo de Tatuí, Festival de Arte de Belém e Cursos de Monitores de Banda da Fundação Carlos Gomes (PA). Atuou no CDMCC de Tatui como spalla da Orquestra de Sopros, professor de clarineta e regente no projeto de bandas iniciantes. Foi primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica da Bahia. Também foi membro do grupo Janela Brasileira, com quem recebeu o Prêmio COPENE de Cultura e Arte, lançando o primeiro CD do grupo, e o prêmio Rumos Itaú Culturais Música. Tem se apresentado como solista e camerista no Brasil, EUA, Áustria, Alemanha e Colômbia. Fez estréia de obras dedicada a ele de compositores brasileiro, alemão, japonês e estadunidense. Se referindo a uma de suas apresentações, o Eastsideweek (WA, EUA) disse que “ele se apresentou com estilo”, e o Journal American (WA, EUA) que “sua presentação teve toque de autenticidade.” É Professor Titular da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia desde 2000 onde atua como vice-diretor e professor de clarineta e música de câmara. Orienta projetos de pesquisa deste instrumento e educação musical na pós-graduação desta Escola. Também tem realizado e coordenado projetos sócio-musicais de extensão da mesma. Seus artigos têm sido publicados pela ABEM, ANPPOM, ISME e PPGMUS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7047299547171544


Topo