EDUFBA lança livro em homenagem ao Prof. Dr. Jamary Oliveira

Um ano após a morte do compositor baiano Jamary Oliveira (29.3.2020), a Editora da Universidade Federal da Bahia lança o volume “Jamary Oliveira: o homem e a música”, um livro organizado pela Profª Ilza Nogueira e assinado por vários colegas, ex-alunos, amigos e familiares do compositor depondo sobre sua obra e sua personalidade, seus escritos críticos, métodos de ensino, pensamentos e hábitos que forjaram sua personalidade singular. Espécie de “retrato falado”, o livro é um registro do que se pode considerar um professor “in essentia”, um pesquisador meticuloso e um compositor em cuja obra tradição germina inovação.

Professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, membro da Academia de Ciências da Bahia e da Academia Brasileira de Música, Jamary Oliveira foi um homem cuja importância excedeu os umbrais da UFBA e da sua terra natal, e cujo mérito intelectual transcendeu o conhecimento específico de sua formação – a Música – em direção às tecnologias, com especial interesse pela informática aplicada à criação e à análise da música.

No livro também se encontram uma biografia crítica, a lista de obras e a produção teórico-crítica de Jamary Oliveira, integralizando, assim, as informações essenciais para o estudo de sua música, de seu pensamento crítico e pedagógico.