Escola de Música da UFBA lança edital de seleção para Pós-Graduação Lato Sensu em Regência Coral

 
O curso, gratuito e na modalidade à distância, terá carga-horária total de 374 horas.
 
 
Qualificar profissionalmente Regentes Corais do país. Esse é o principal objetivo do Curso de Especialização em Regência Coral, cujo edital para seleção foi lançado pela Escola de Música da UFBA (EMUS) na última segunda-feira (18) e pode ser consultado no site da Escola (http://www.escolademusica.ufba.br/editais)
 
Gratuita e com 50 vagas oferecidas, a Pós-Graduação Lato Sensu estará com inscrições abertas entre os dias 1º e 15 de junho e será ministrada de forma não presencial, com cada um dos seus 10 módulos contando com a participação de professores convidados especialistas nos assuntos referentes às disciplinas. 
 
O curso, que tem duração prevista de 10 meses, surge como uma possibilidade de suprir a necessidade de atualização e capacitação de Regentes Corais que já estejam trabalhando na vida prática, uma oportunidade para ampliar os conhecimentos adquiridos na formação universitária, especialmente nas questões metodológicas científicas, de acordo com o edital. 
 
Com o lançamento deste curso, a Escola de Música da UFBA completa o leque formativo em Regência em todos os níveis — Cursos Livres de Extensão, Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. De acordo com o coordenador do curso, o Prof. Dr. Rafael Garbuio, “A proposta de oferecer um Curso de Especialização Lato Sensu que atenda diretamente os Regentes Corais do Brasil tem o potencial de interferir positivamente em todos os segmentos da educação musical. Afinal, é a atividade coral, amadora ou profissional, que em grande parte sustenta todo o nosso segmento”.
 
Para o Prof. Dr. José Maurício Brandão, diretor da EMUS, “Numa área ainda carente de opções formativas no Brasil, mas de grande inserção e desdobramentos nas ações de música a nossa sociedade, esse curso contribuirá sobremaneira para o aperfeiçoamento, reciclagem e formação continuada de muitos profissionais da Regência”.
 
A gratuidade do curso e a opção pelo ensino à distância são intencionais: o objetivo é prezar pela democratização do ensino, reforçando a missão do ensino público de qualidade, direito tão bravamente defendido pelas Universidades Federais. “Como efeito secundário” continua o prof. Dr. José Maurício Brandão “fortalecemos os processos e práticas do Canto Coral no Brasil”.
 
Para mais informações, a Escola de Música da UFBA disponibiliza o e-mail regenciacoral@ufba.br, bem como o seu site (www.escolademusicadaufba).