Escola de Música da UFBA realiza palestra musical com Roberto Mendes

Evento é gratuito e aberto ao público

Roberto Mendes, um dos personagens mais importantes e representativos do Samba Chula e da Música do Recôncavo, é o convidado da Escola de Música da UFBA (EMUS) para uma Palestra Musical nesta terça-feira (27), às 14h, no Auditório da EMUS. O bate-papo com o violonista, cantor e compositor acontece como parte das atividades da disciplina Oficina de Estilos, coordenada pelo Prof. Dr. Rowney Scott.

Exímio violonista, autor e compositor, Roberto Mendes é um filho de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, cidade da qual nunca se mudou, embora sua música tenha viajado o mundo em sua própria voz e na interpretação de artistas como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Veloso, Sérgio Mendes, Gilberto Gil e Daniela Mercury, entre outros. Ao longo de mais de quarenta anos de carreira, já lançou 11 álbuns, 2 livros, 1 DVD e 1 EP, além de inúmeros shows, workshops e palestras ao redor do mundo.

A ode à sua terra encontra respaldo em seu trabalho artístico: o músico é um profundo conhecedor e estudioso do samba chula, a vertente do samba característica do Recôncavo Baiano e hoje conhecida no mundo todo como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Mais do que estudioso do tema – sobre o qual já lançou dois livros: “Chula: comportamento traduzido em canção” e “Sotaque em pauta” - , Roberto é o mais aclamado pesquisador do assunto e conheceu dezenas de tocadores de viola machete – a viola diminuta e aguda do samba chula – e com eles aprendeu com esmero a técnica tradicional do instrumento, na qual indicador e polegar se alternam para ferir as cordas. Foi esta técnica que Roberto Mendes levou para o violão popular, transformando-o no que ele mesmo chama de instrumento percussivo de cordas feridas, alusão ao protagonismo do ritmo nesta técnica. Com isso, Roberto traduziu a chula para o violão popular brasileiro, inventando uma maneira singular e complexa de tocar o instrumento, o que o levou a ser um dos violonistas populares de maior renome do Brasil.

A palestra é gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos. A Escola de Música da UFBA fica na Av. Araújo Pinho, 55 - Canela

Serviço:

Roberto Mendes na EMUS/UFBA

Terça-feira, dia 27/09, às 14h, no Auditório.

Aberto ao público