Estrutura Física da EMUS

Texto:
A Escola de Música da UFBA está localizada no Campus do Canela, na Rua Basílio da Gama, s/n, mas pode ser acessada também através da rua Araújo Pinho.

Somos formados por um um conjunto arquitetônico composto por três construções: o prédio de aulas, onde estamos sediados desde 1962; o casarão, que abriga nossas atividades administrativas desde a década de 90; e a praça Horst Schwebel, que reúne espaços de ensaio e de socialização para alunos, professores e técnicos.

SALAS MULTIMEIOS

Nossa estrutura física dispõe de salas multimeios destinadas a usos diversos dentro da nossa grade. São elas as salas 102, 105, 309, a sala do Programa de Pós Graduação em Música, a sala do Núcleo de Percussão e a sala Walter Smetak.

Sala Walter Smetak

De caráter multimeios, esta sala costumava ser o ateliê do músico, professor e inventor de instrumentos Walter Smetak. Foi aqui que o suíço radicado brasileiro criou muitas das suas obras mais famosas, incluindo cerca de 150 das suas “esculturas musicais”. A sala passou por sucessivas reformas até chegar à sua forma atual, servindo como sala de aula, sala de ensaios e, até mesmo, espaço para gravações.

LABORATÓRIOS

Temos seis laboratórios físicos que auxiliam na formação de nossos alunos:

• Laboratórios de Piano em grupo (02)
  • Laboratório de Performance e Psicologia da Música
  • Laboratório de Etnomusicologia (em Reconstrução)
  • GenosLab
  • Laboratório de Educação Musical

ESPAÇOS DE MEMÓRIA

Memorial Lindembergue Cardoso

Compositor, professor e regente, Lindembergue Cardoso foi um dos grandes nomes a passar pela EMUS, onde se formou e lecionou. Faleceu em 1989, quando ocupava o cargo de vice-diretor desta Escola. Erigido em sua homenagem, o Memorial se encontra no piso térreo do nosso prédio administrativo.

Acervo de Compositores da Bahia

Reunindo um vasto número de partituras, o Acervo de Compositores na Bahia visa estimular a pesquisa e a memória da produção musical no Estado. O Acervo se encontra no piso térreo do nosso prédio administrativo.

NOVO PRÉDIO

Desde 2009, o campus de Ondina abriga a construção da nova sede da Escola de Música. Com obras paradas e sem previsão de conclusão, o projeto inicial desta nova sede prevê salas isoladas acusticamente e auditórios próprios.