Ex-diretora da Escola de Música da UFBA é eleita para Academia Brasileira de Música

Prof. Dra. Alda Oliveira passa a ocupar a cadeira de nº35 da ABM.

Duas vezes graduada pela UFBA — em Piano e na Licenciatura em Música —, Mestre em Composição pela Universidade Tufts e Doutora em Educação Musical pela Universidade do Texas. A titulação é uma parte pequena do extenso e produtivo currículo da prof. Dra. Alda Oliveira, professora aposentada da Escola de Música da EMUS e eleita pela Academia Brasileira de Música para ocupar a sua cadeira de nº 35.

Diretora da Escola de Música da UFBA (EMUS) entre os anos de 1992 e 1996, Alda substituirá Jamary Oliveira, com quem foi casada e com quem fundou o Programa de Pós Graduação em Música da UFBA (PPGMUS), durante a passagem de ambos pela EMUS.

Entre outros tantos feitos, Alda foi também Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM (1991-1995), Secretária da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM (1988-1990), membro da diretoria (2002-2006), e co-presidente eleita (2000-2002) da Comissão de Pesquisa da International Society for Music Education - ISME, e, recentemente, presidente do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música (SONARE) (2016-2020). Seu nome está presente no dicionário bibliográfico “Latin American Classical Composers: A Biographical Dictionary”.

A cadeira que a prof. Dra. Alda Oliveira ocupa na Academia Brasileira de Música tem Octávio Meneleu Campos como patrono e Eurico Nogueira França como Sucessor.