Madrigal

O Madrigal da UFBA é um grupo vocal profissional, fundado em 1954 pelo maestro H. J. Koellreuter. O grupo constitui um importante núcleo de extensão, veículo de comunicação cultural entre a universidade e a comunidade. Desde a sua fundação, tem realizado inúmeros concertos, participando das montagens de grandes obras do repertório erudito mundial. Participou de importantes eventos e tem realizado inúmeros concertos em diferentes ambientes - teatros, praças públicas, parques, igrejas, escolas etc., apresentando-se com fins beneficentes em hospitais, orfanatos, asilos e abrilhantando, ao longo da sua trajetória, congressos, simpósios, seminários, datas cívicas e religiosas. Além da rotina de concertos, o Madrigal atende aos alunos dos cursos de Composição, executando as suas peças, de Regência e Canto, possibilitando-lhes aprimoramento e prática musical indispensáveis à formação do músico. Em seu grande acervo, de importância cultural e histórica, o Madrigal tem obras que provavelmente não poderão ser encontradas em outros locais, visto que existem inúmeros manuscritos originais e arranjos dedicados exclusivamente ao grupo, incluindo várias estreias mundiais, além das primeiras execuções modernas de peças históricas recuperadas. Ao longo de sua história foram realizadas mais de 3 mil apresentações, sendo dirigido por inúmeros maestros. Atualmente, o Madrigal da UFBA conta com a direção artística de José Maurício Brandão e a regência de Rafael Garbuio.