Nota da Escola de Música da UFBA acerca do Festival de Jazz do Capão

 
Como um centro de ensino superior e de fomento à criação artística, cultural e intelectual há mais de 60 anos, A Escola de Música da UFBA vem, através desta, prestar sua solidariedade ao Festival de Jazz do Capão, no entendimento de que a liberdade de expressão e a autonomia política e criativa devem sempre ser respeitados. 
 
Como músicos, cientistas e professores, nossa posição não pode ser outra que não a de rejeição a qualquer tipo de arbitrariedade e de discurso anti-democrático. Entendemos que o campo das artes e da política jamais estiveram dissociados, estando a própria existência dos festivais intimamente ligados às manifestações de discordância política. Defender a democracia não deveria, jamais, ser motivo de represália por parte de instituições que deveriam fomentar as mais diferentes formas de expressões culturais. 
 
Por acreditarmos, assim como o Festival de Jazz do Capão, que “não podemos aceitar o fascismo, o racismo e nenhuma forma de opressão e preconceito”, manifestamos nosso apoio a toda a equipe do Festival, na certeza de que a cultura é, e sempre será, um meio de resistência.