Notícias


18

Dez
2013

OSUFBA e MADRIGAL APRESENTAM ORATÓRIO DE NATAL

Encerrando a temporada de concertos de 2013, a Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA apresentam o Oratório de Natal (BWV 248) de Johann Sebastian Bach. Serão apresentadas as três primeiras cantatas para o dia de Natal. O "Oratório de Natal" é um exemplo particularmente sofisticado da técnica de Paródia Musical e figura como uma das grandes obras vocais do Mestre Kantor ao lado de ícones como a "Missa em Si Menor" e a "Paixão Segundo São Mateus".

O texto-base do Oratório de Natal é formado por trechos dos Evangelhos segundo São Lucas e São Mateus, complementado com versos de Christian Friedrich Henrici, dito "Picander".

Bach foi um homem de entranhada e madura religiosidade. Uma crença fervorosa e sincera transparece em suas obras sacras, e diante disso pode-se calcular seu senso de responsabilidade ao compor um oratório pelo advento d'Aquele que tanto amou. O compositor era luterano, mas esta peça é tão bonita e possui nobreza tal que já comovia, e ainda comove, pessoas de credo diverso. Ao romper esta barreira, já mostra uma primeira face de sua excelência.

Aguardamos vocês. Tragam familiares e amigos.


Topo