Orquestra de Violões

A Orquestra de violões da UFBA foi fundada em 2010 pelo professor Ricardo Campanogara de Mello como um projeto de extensão permanente da Escola de Música da UFBA. A partir de 2011 tornou-se oficialmente um dos grupos estáveis da Escola de Música da UFBA, que conta com uma média de 16 integrantes, entre alunos do Bacharelado em Violão, ex-alunos, funcionários-técnicos e professores. A Orquestra de Violões é coordenada pelos professores Ricardo Campanogara e Robson Barreto Matos, e destaca-se pela excelência dos seus integrantes, os quais têm em comum o fato de serem concertistas. Este aspecto é fundamental para a escolha do repertório que vem sendo desenvolvido, cujas características são o alto nível técnico-interpretativo e a importância histórica das obras e compositores. Compõe o repertório da Orquestra de Violões concertos para solistas e orquestra e obras orquestrais que são adaptados para essa formação pelos professores e alunos em projetos de pesquisa de iniciação científica, e composições e arranjos elaborados especificamente para a Orquestra de Violões por professores e alunos da Escola de Música. A Orquestra de Violões Gravou o CD “Orquestra de Violões da UFBA – Concertos Brasileiros”, neste CD estão obras de Compositores brasileiros, sendo três delas transcritas para a Orquestra de Violões em projetos de pesquisa envolvendo professores e alunos bolsistas, são eles: Concerto para Violão e Pequena Orquestra – H. Villa-Lobos, Concerto para Violão e Orquestra – F. Mignone, Concerto para dois Violões, Oboé e Orquestra de Cordas – R. Gnattali. Também foi gravada a obra Toadas de Pedro Dias, vencedora do concurso de composição Fernando Burgos, realizado em 2013 na Escola de Música da UFBA.