Na última sessão da série Encontros ABM 2024, no dia 26/12, a Academia Brasileira de Música (ABM) homenageou dois compositores expoentes da música brasileira contemporânea, por ocasião de suas efemérides: Marisa Barcellos Rezende e Paulo Costa Lima completaram, neste ano, 80 e 70 anos de vida.
Professor aposentado pela Escola de Música da UFBA, onde atua desde 1979, Paulo Costa Lima é um premiado compositor e teórico brasileiro, que ocupa a cadeira 21 da Academia Brasileira de Música, tendo como lugar de fala o Movimento de Composição da Bahia.
A homenagem aconteceu em um encontro virtual com mediação da acadêmica Ilza Nogueira e fez parte de uma série de eventos online realizada anualmente e que acontece uma vez por mês, de março e novembro. Através de debates e mesas redondas, músicos convidados da ABM suscitam a reflexão sobre temas atuais e relevantes para o desenvolvimento da música brasileira nas áreas da composição, da interpretação, da educação musical e da musicologia.
Você pode conferir a homenagem no vídeo abaixo,construído por Paulo Costa Lima a partir de depoimentos de compositores ex-alunos e parceiros, fragmentos de 8 composições e respostas a três perguntas colocadas pela mediadora e coordenadora do evento, Ilza Nogueira: 1. o sentido de uma expressão utilizada por Paulo Costa Lima no artigo-entrevista 'Um Compor para chamar de meu': "encontrei minha praia composicional", que praia é essa?; 2. o diálogo entre lógicas musicais e culturais distintas; 3. a relação entre valor e composicionalidade (teoria do compor)