Piano Africano: recital reúne obras de compositores africanos e da diáspora negra.

Produção é uma iniciativa da Escola de Música da UFBA em parceria com o Teatro Castro Alves.

Dez jovens pianistas com uma missão: apresentar obras para piano solo de compositoras e compositores africanos e da diáspora negra, abarcando diversos estilos e períodos musicais. Esse é o tema do recital Piano Africano, que acontece dia 07/06 (terça-feira), às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). A produção é uma iniciativa da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/ UFBA), em parceria com o TCA.

Concebido e montado por alunos da EMUS, com pesquisa de material e orientação da Profa. Dra. Beatriz Alessio, o projeto tem a direção artística de Fernando Marinho. Organizada em modelo de recital, a apresentação conta com um momento de introdução antes de cada obra, em que cada um dos pianistas conta um pouco da história da música que escolheu interpretar e do seu compositor ou compositora, incluindo o público nesta viagem — inédita no Brasil — pelo mundo pianístico de influência afro.

Uma viagem em que os próprios pianistas que se apresentam na noite tiveram que decolar: “Foi um desafio”, conta a professora Beatriz Alessio “A ideia de trabalhar com os alunos um repertório de compositores negros e de países não-europeus era antiga, mas precisamos enfrentar a pouca documentação dessas obras, principalmente se compararmos com a documentação de autores mais conhecidos da música de concero.” Alessio explica que foi necessário um verdadeiro mergulho na pesquisa, e destaca, entre outras fontes, a importância das coletâneas realizadas pelo pesquisador, pianista e compositor americano-ganense William Nyaho. “São compositores incríveis, e com trajetórias muitas vezes similares à que vemos na realidade soteropolitana: artistas que vão estudar em grandes centros europeus e que, depois, fazem questão de conciliar seu estudo com as suas origens culturais, criando um material rico e que acrescentam muito à formação de qualquer jovem pianista, tanto em técnica quanto em performance” completa.

Grupo de pianistas jovens, todos vestindo branco, se reúne ao redor piano. Há 3 mulheres e 5 homens.

No programa da noite, serão apresentadas obras dos períodos do Romantismo, do Modernismo e Contemporâneas, e de países tão distintos como Nigéria, Congo, Haiti, Jamaica, África do Sul, Cuba, Brasil, Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Os compositores escolhidos para a noite são Laurindo Almeida, Henrique Alves de Mesquita, Oswald Russell, Joshua Uizogwe, Nkeiru Okoye, Ayo Bankole, Nathaniel Dett, Florence Price, Tânia León, Ludovic Lamothe, e Samuel Coleridge-Taylor.

A escolha de compositores de nacionalidades tão diversas é proposital: Amanda Smetak, umas das jovens pianistas a compor esta apresentação, compartilha que a montagem do recital proporcionou uma visão mais ampla sobre a produção de música clássica no mundo — exatamente o que a professora Alessio tinha em mente. “É muito importante ter acesso e dar voz a esses compositores” afirma Smetak “não apenas como instrumentistas, mas também porque temos a oportunidade de apresentá-los ao público.

Juntam-se a Smetak os seus colegas pianistas Bruno Piñeyro, Bruno Nunesmaia, Caio Villas-Bôas, Iago Almeida, Helson Santus, Luciano Azevedo, Maria Luiza Cardoso, Mayer Flores, Yago Miranda e a própria professora Beatriz Alessio.

Os ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla.

Piano Africano: obras de compositores africanos e da diáspora negra
07/06 (terça), às 19h
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).
Sala do Coro - Teatro Castro Alves
Praça Dois de Julho, s/n, Campo Grande