22/07/2022 | Nota de Pesar | Henrique Morelenbaum

É com profundo pesar que a Escola de Música da UFBA (EMUS) recebe a notícia do falecimento do maestro Henrique Morelenbaum na manhã desta sexta-feira (22).
 
Responsável por um trabalho de importância imensurável para o campo da música, Morelenbaum nos deixa aos 90 anos de idade. De origem polonesa, naturalizado brasileiro ainda na adolescência, o maestro estudou violino, viola e regência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde também atuou como professor. Além de ter sido diretor-geral do Teatro Municipal em dois momentos, bem como regente da Orquestra e do Coro da instituição, também ocupava a cadeira de nº 16 da Academia Brasileira de Música, além de ter estado à frente da Sala Cecília Meireles entre 1965 e 1966; e entre 1987 e 1991.
 
Morelenbaum será sempre lembrado pelo seu talento e dedicação à música, bem como pela atuação incansável pela melhoria das condições de trabalho dos músicos sinfônicos no Brasil. 
 
Em nome de toda a comunidade da EMUS, nos solidarizamos e enviamos nossos sentimentos aos amigos e familiares do maestro Morelenbaum, em especial à sua esposa Sarah, aos seus filhos Jaques, Eduardo e Lucia e aos seus netos e bisnetos.