Profissional

HISTÓRICO

O projeto de criação do  Programa de Pós Graduação Profissional em Música  da Universidade Federal da Bahia (PPGPROM – UFBA) foi aprovado pelo Conselho Acadêmico de Ensino da UFBA no dia 16.05.2012.  Em novembro de 2012, a 141a Reunião CTC/ES da CAPES aprovou esta proposta. Em maio  de 2013 o PPGPROM iniciou a oferta de suas primeiras turmas, constituindo assim o primeiro programa de pós graduação profissional em música do Brasil.

Contudo, este pioneirismo é resultado de uma história e tradição institucional que tem a criação do PPGPROM como consequência de uma série de processos e ações que envolvem a Escola de Música da UFBA (EMUS – UFBA) como um todo.

A Escola de Música da UFBA é uma das mais respeitadas e importantes instituições para o ensino superior em música no Brasil.  Criada em 1954,  vem continuamente impactando positivamente o cenário da música em nosso país através de inciativas inovadoras nos campos da criação artística e do ensino.

A criação do Mestrado Profissional em Música advém da experiência acumulada pela EMUS-UFBA em mais de seis décadas de oferta de formação profissional em música ao nível da graduação, e mais de duas décadas de existência do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS).

Este histórico conferiu à EMUS-UFBA um destacado papel de referência enquanto polo artístico e centro formador em música, continuamente atraindo alunos e artistas de todo pais e exterior. A criação do primeiro Mestrado Profissional em Música no Brasil pretende dar continuidade a tradição de inovação característica da nossa escola, e parte da detecção e reconhecimento institucional da necessidade de criação de um espaço específico para a formação e aprimoramento em nível de pós graduação stricto sensu dos diversos perfis profissionais demandados hoje pelo mundo do trabalho no campo da música.

Apesar de sua breve história, o PPGPROM já pode constatar - através da procura discente, docente e de parcerias institucionais, e da qualidade das pesquisas desenvolvidas - a grande quantidade e diversidade de demandas às formações por ele oferecidas, já sendo hoje um polo aglutinador de profissionais e indivíduos interessados em profissionalização nos diversos campos da música.

COORDENAÇÃO

Coordenador – Lélio Eduardo Alves da Silva
Vice-coordenador – Celso José Rodrigues Benedito.
Secretário: Jorge Brito

SITE