Aluna da Escola de Música da UFBA conquista primeiro lugar em Concurso Internacional

Promover o intercâmbio entre violonistas portugueses e brasileiros: essa foi a missão do II Concurso Internacional Violão & Violão, realizado em parceria com a Associação Portuguesa de Guitarra Clássica, que conferiu o primeiro lugar a Rebeca Lorenzi da Silva, 14, aluna do Curso de Extensão da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA).

Premiada no II Nível, a categoria para instrumentistas de até 14 anos, Rebeca não é novata na arte de conquistar júris e jurados: este é o sétimo concurso que a garota vence, acumulando premiações em certames como o Concurso de Violão Souza Lima e o Concurso de Violão do Conservatório Villa-Lobos da Fundação Instituto Tecnológico de Osasco.

Rebeca começou a tocar violão aos 6 anos, por incentivo do seu pai, conquistando o primeiro lugar em um concurso para crianças já no primeiro ano de estudo do instrumento. Aluna do Curso de Extensão da EMUS desde os 9, ela é descrita por Felipe Rebouças – professor que a acompanha toda a sua trajetória na Escola de Música da UFBA – como proativa e detalhista.

Estudante dedicada, a rotina de Rebeca inclui três horas diárias do instrumento, além dos momentos de pesquisa e da constante inspiração em violonistas ao redor do mundo. Para o II Concurso Internacional Violão & Violão, Rebeca apresentou o Prelúdio 5, de Villa Lobos, e o Capricho Árabe, de Francisco Tárrega.

Com tamanha trajetória de sucesso tão cedo, Rebeca deseja continuar alçando voos em sua carreira como musicista: deseja cursar a graduação também na EMUS e se tornar uma concertista internacional.

Cursos de Extensão - O vínculo de Rebeca com a Escola de Música da UFBA se dá através do Curso Básico de Violão, uma das muitas classes oferecidas através do programa de extensão da EMUS. Também conhecidos como Cursos Livres, os Cursos de Extensão são uma das formas que a EMUS utiliza para promover a cultura musical e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos tanto daqueles que ainda não detêm a técnica musical quanto daqueles que desejam desenvolver o seu potencial artístico. Oferecidos a preços mais acessíveis que muitos cursos ou aulas particulares, os Cursos de Extensão da EMUS abrangem diferentes faixas etárias e graus de conhecimento.

Para o Prof. José Maurício Brandão, diretor da Escola de Música da UFBA, ver seus alunos prosperando em ambientes que ultrapassam os muros da EMUS é sempre um orgulho, e deve ser encarado como a ratificação da qualidade do trabalho realizado pela Universidade Federal da Bahia. “Mostramos a importância de uma educação sólida, construída em um ambiente plural e proativo, marcas fundamentais da Universidade Pública”, completa.

Para mais informações acerca dos Cursos de Extensão, a Escola de Música da UFBA disponibiliza o endereço http://extensao10.blogspot.com/