Doutora pela Escola de Música da UFBA é premiada no Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Curso

Vinculada ao PPGMUS, Laurisabel Maria de Ana da Silva apresentou tese sobre o Carnaval do Nordeste de Amaralina.

O trabalho responsável por conferir o título de doutora a Laurisabel Maria de Ana da Silva é o mesmo premiado na edição 2021/2022 do Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional, anunciado no final de novembro deste ano. A premiação tem como propósito reconhecer o mérito acadêmico e a contribuição para a sociedade brasileira por meio de trabalhos defendidos na pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), vinculado à Escola de Música da UFBA (EMUS) — por onde concluiu mestrado e doutorado —, Laurisabel foi premiada pela tese “Carnaval do Nordeste de Amaralina: um estudo sobre um carnaval de bairro em Salvador, Bahia, Brasil”, apresentada em 2022.

Com um recorte temporal que se estende até a década de 1950 e com o objetivo de contribuir para as reflexões sobre esta festa representativa do imaginário de identificações brasileiras, o trabalho premiado analisa o carnaval desse bairro negro e popular de Salvador, do qual a autora é residente desde a infância.

Para isso, Laurisabel realiza a construção de um breve histórico do bairro e da festa, dos aspectos e histórias dos bairros populares soteropolitanos, de suas sonoridades e de seus festejos, ainda pouco pesquisados, e relaciona-o aos demais circuitos soteropolitanos, a outras festas nacionais — como é o caso dos carnavais do Rio de Janeiro e de São Paulo — e internacionais — como os carnavais de Notting Hill e de Hackney, em Londres, e o carnaval de Trinidad e Tobago, na região do Caribe.

O reconhecimento da importância da festividade para o bairro, bem como sua função econômica, social, política, cultural e seu funcionamento como espaço de aquilombamento são o cerne da tese de Laurisabel.

“São muitos os motivos que me motivaram a me dedicar ao carnaval do bairro do Nordeste de Amaralina”, a autora conta. “É um carnaval que é realizado em um circuito que leva o nome de Mestre Bimba, mestre de capoeira celebrado no Brasil e em outras partes do mundo, e que foi morador do bairro. É uma localidade de população negra que se propôs a continuar a realização histórica de seus festejos carnavalescos, mesmo sem nenhum auxílio

governamental, que só foi oficializado em 2015 (e, mesmo assim, os custos com as estruturas dos blocos, bandas e sonorização ainda são geralmente de responsabilidade dos moradores do bairro que organizam a festa, contando com a ajuda de comerciantes locais). É uma festa que é palco para visibilizar o Nordeste de Amaralina como a potência sonora-cultural que ele é, e que guarda semelhanças com outros carnavais na diáspora negra pelo mundo”.

Os frutos do doutorado de Laurisabel vão muito além da premiação alcançada: professora da rede estadual, ela leva o seu conhecimento às escolas onde atua, lecionando para alunos do segundo ciclo do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos, além de dar continuidade à sua pesquisa através do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da UFBA, onde analisa o carnaval como projeto internacional de desenvolvimento.

De acordo com a autora, festejos afro- brasileiros como os carnavais e os estudos em Música que buscam a compreensão de seus contextos, dialogando com quem os constrói e com quem participa deles ativamente, tais como os realizados pela Etnomusicologia, são de extrema importância, tanto para uma formação mais plural de professores, como para a aproximação entre a escola e estudantes que se vêm e se reconhecem através delas no ambiente escolar, por vezes ainda muito distante do cotidiano de quem estuda nelas.

“Eu fico muito feliz com os caminhos que o trabalho tem trilhado” conta Laurisabel “como moradora do bairro, feliz também por contribuir de alguma maneira para que outras percepções sobre ele sejam construídas. [Fico] Contente ainda por poder falar de nossas histórias em uma instituição pública disposta a instalar e a ampliar os diálogos com as populações historicamente subalternizadas no país.”

O trabalho de Laurisabel está disponível para consulta no Repositório Institucional da UFBA (https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36085).

A cerimônia de premiação do Prêmio UFBA de Tese, Dissertação Acadêmica e Trabalho de Conclusão de Programa Profissional Ano 2021 e 2022 aconteceu dia 12 de dezembro, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA.

Categoria:
Egressos