EMUS recebe Leonardo Winter (UFRGS) para palestra sobre Expert Performance

Evento, online e gratuito, será transmitido via Youtube

A prática deliberada tem um papel essencial para a aquisição da Expert Perfomance — e é justamente para falar sobre o assunto que a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) recebe o prof. Dr. Leonardo Winter (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) no dia 04 de abril (segunda-feira), às 17h.O evento, que acontece de forma online e gratuita, será transmitida através do canal de Youtube da EMUS (https://youtube.com/escolademusicadaufba) e poderá ser acessada livremente pela comunidade.

Focada na Expert Performance, que, — de acordo com as pesquisas referenciadas pelo prof. Winter — pode ser alcançada depois de aproximadamente dez mil horas de prática instrumental, a palestra aborda conceitos e diferenciações entre prática formal, informal, estado de flow e prática deliberada, visando auxiliar no processo de obtenção de maior eficácia na prática musical e no desenvolvimento de pontos específicos da técnica. A conferência tem como público-alvo  instrumentistas, cantores e regentes, tratando de tópicos como planejamento das sessões de estudo, realização da sessão prática e importância de avaliações sistemáticas e estruturadas para atingir a Expert Performance.

Leonardo Winter é professor de flauta transversal no Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma universidade, conciliando a atividade discente com sua atuação como solista, camerista e músico de orquestra. Doutor em Performance Musical pela UFBA, tem publicado regularmente artigos em revistas nacionais e internacionais, enfocando o repertório brasileiro para flauta, construção interpretativa , performance, ansiedade na performance e análise musical.

SERVIÇO:

Expert Performance - O Papel da Prática Deliberada