EMUS recebe pianista ganês Prof. Dr. William Chapman Nyaho para a Semana do Repertório Africano

Evento acontece entre os dias 20 e 23 de novembro

Um dos maiores nomes da música de concerto Africana e da Diáspora Negra, o pianista e pesquisador Prof. Dr. William Chapman Nyaho é o convidado da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS/UFBA) para a Semana do Repertório Africano, uma iniciativa que oferece gratuitamente recitais, masterclasses, oficinas e palestras entre os dias 20 e 23 de novembro.

A intensa programação, coordenada pela professora da EMUS Dra. Beatriz Alessio, conta com o apoio da Embaixada de Gana e tem como objetivo oferecer uma imersão no universo da música de concerto da África e da Diáspora Negra e suas particularidades na performance musical. O foco das atividades está no piano, mas é estendido também para outros instrumentos e para a comunidade em geral.

De origem ganesa-estadunidense, Nyaho é um pianista com ativa carreira como recitalista e camerista, tocando em salas dos EUA, Europa, África, Ásia, América do Sul e Central, quase sempre com repertório focado em compositores de ascendência africana. Ele é colaborador frequente em diversas universidades dos Estados Unidos e também jurado em concursos internacionais.

Professor na Pacific Lutheran University e Vice-presidente de Diversidade, Equidade e Inclusão para a Associação Nacional de Professores de Música dos EUA, Nyaho é um forte defensor da música criada por compositores de ascendência Africana. Sua obra inclui uma antologia de cinco volumes intitulada Piano Music of Africa and the African Diaspora (Música Africana e da Diáspora Africana para Piano, em tradução livre), publicada pela Oxford University Press, pela qual foi premiado, em 2022, com o MTNA-Frances Clark Keyboard Pedagogy Award.

Nyaho é também o interprete em três CDs solo de piano – “Senku”, “Asa” e “Kete” – que reúnem obras de compositores africanos e da diáspora negra e foram amplamente aclamados pela crítica.

Sua visita a Salvador acontece em extensão ao trabalho realizado pela Profa. Dra. Alessio com as turmas de piano da EMUS. Desde 2018, ela tem inserido no repertório de seus alunos, junto aos já reconhecidos nomes da música de concerto, compositores negros e de países não-europeus. Em 2020, sua classe apresentou pela primeira vez o recital Piano Africano, reunindo obras com origens tão diversas quanto Nigéria, Congo, Haiti, Jamaica, África do Sul, Cuba e Brasil. Nesse processo de pesquisa, o trabalho do Prof. Dr. William Chapman Nyaho serviu como uma das fontes mais importantes, já que o maior desafio deste projeto era justamente a pouca documentação dos trabalhos de compositores mais afastados do Norte Global.

Todas as atividades da Semana do Repertório Africano são gratuitas e não exigem a inscrição prévia.

Confira a programação completa da Semana do Repertório Africano

20/11/2023

Recital de piano solo com obras Africanas e da Diáspora Negra

Museu de Arte da Bahia, 19h. Entrada Franca

21/11/2023

Explorando a Música da África e sua Diáspora: Compositores, estilos e formação de repertório

Introdução à música composta por artistas do continente Africano e artistas negros do mundo de diferentes épocas. Variações de estilo, região e influências e suas implicações na performance musical. Discussão sobre a formação e estabelecimento de um repertório-base que contemple a música africana e afro-diaspórica desde os primeiros anos de formação do músico Apresentação da coleção Piano Music from Africa and African Diaspora Análise de estudos de caso de performances do referido repertório, destacando inovações e desafios.

Escola de Música da UFBA, Salão do Memorial, 14h

22 e 23/11/2023

Masterclass para pianistas e Oficina de estilos para diferentes instrumentistas

Masterclass com Dr. Nyaho abordando técnicas avançadas de piano tanto no repertório Africano e afro-diaspórico quanto no repertório brasileiro para piano solo, explorando diferentes abordagens estilísticas para aprimorar a qualidade e expressividade da performance pianística Na Oficina de estilos, convidaremos professores da EMUS que já trabalham com o repertório mencionado para uma exploração conjunta das características e particularidades de execução do repertório afro e afro diasporico na música para diferentes instrumentos e conjuntos

Escola de Música da UFBA

Auditório da Escola de Música da UFBA, de 10 às 12h  | Sala 102, de 14 às 17h

23/11/2023

Recital coletivo final e confraternização

Escola de Música da UFBA, Salão do Memorial, 17h.