Escola de Música da UFBA disponibiliza online edições da ART - Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA

Publicação dos anos 80 pode ser acessada através do site da EMUS

O ano era 1981, e a UFBA comemorava o seu 35º aniversário. Comemorava-se também os 27 anos de fundação das escolas de arte — Seminários Livres de Música, Escola de teatro e Escola de Dança — então fundidos na Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC). Era nesse contexto que nascia a ART - Revista da Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA, a partir da proposta de um grupo de professores, tendo Paulo Costa Lima como Editor-Fundador.

As 24 edições da ART podem, agora, ser acessadas de forma digital através do Repositório institucional da UFBA. A digitalização das edições, que datam do período de 1981 a 1995, é fruto do esforço da Escola de Música da UFBA (EMUS) com a parceria do Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI).

Apesar de seus primeiros números reunirem produções de música, teatro e dança, é para a EMUS que a ART tem um peso especial — isso porque, a partir de 1988, com a dissolução da EMAC e formação de Escolas diferentes para cada uma das artes, a ART passou a ser a Revista da Escola de Música, tendo foco para produções deste campo artístico.

Documento histórico da EMUS, a ART reúne trabalhos de alguns dos maiores nomes que passaram pela escola — Só o primeiro número, por exemplo, tem editorial assinado pelo regente, compositor, pianista e professor Ernst Widmer, e reúne, ainda, artigos de Paulo Lima, Maria Eunice L. Ferreira Lima, Alda de Jesus Oliveira e Jamary Oliveira.

A iniciativa de digitalização é um empenho pela recuperação, disseminação e valorização do conhecimento produzido pela EMUS. Agora, estudantes, pesquisadores e entusiastas da música, do teatro e da dança poderão ter acesso ao periódico, independente de onde se encontrem.

A ART, bem como outras publicações da EMUS, está disponível no site da Escola de Música: https://escolademusica.ufba.br/publica-es