PPGMUS-UFBA recebe pesquisador português para evento que discute a Pós-Graduação em Arte no Brasil e em Portugal

António Ângelo Vasconcelos, do Instituto Politécnico de Setúbal, é professor visitante pelo programa CAPES PrInt

Seminários, workshop e rodas de conversa compõem o evento realizado pelo Programa de Pós-graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS/UFBA) para dar início às atividades com o prof. Dr. António Ângelo Vasconcelos, visitante pelo programa CAPES PrInt. Focado nas práticas artísticas e na discussão da Pós-Graduação no Brasil e em Portugal, o evento acontece entre os dias 18 e 29 de julho, nas Escolas de Música e de Dança da UFBA.

Programação – Os dois seminários, com as temáticas “As práticas artísticas e a convivialidade entre diferentes: desafios de uma ecologia aprendente” e “Aprendizagens artísticas, criatividades e democracia: um olhar poliédrico” têm duração prevista de duas a três horas, e procuram dimensões do trabalho formativo e artístico que potenciem um trabalho de intervenção mais crítico e informado, atendendo à diversidade de saberes, aos modos como através das artes e da música se lidam com as identidades e as diferenças na construção de um bem comum. Já o workshop, com o tema “Práticas artísticas, subjetividades e imaginações: por uma ecologia de saberes e de ação” distribui-se entre os dias 25 e 29/07 e tem como objetivo oferecer a vivência de experiências de performance, de criação artístico-musical e de reflexão que potenciem diferentes tipos de competências no âmbito da música na educação formal e informal, escolar e comunitária. Já nas Rodas de Conversas o foco da discussão está na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal, bem como no diálogo sobre as pesquisas que estão sendo realizadas nos diversos programas dos dois países.

O evento tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de arte, e as inscrições podem ser realizadas através do site do PPGMUS (http://www.ppgmus.ufba.br/pt-br/capes-print-seminarios-rodas-de-conversa-e-oficina-1), onde também se encontra a programação completa. Estudantes de Pós-Graduação dos cursos de Artes da UFBA estão convidados a apresentar suas pesquisas, e os certificados serão emitidos para inscritos com participação em ao menos 75% das respectivas atividades

António Ângelo Vasconcelos - Estudou Piano, Saxofone e Composição no Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro, licenciou-se em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e doutorou-se em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com a tese intitulada “Educação artístico-musical: cenas, atores e políticas”. É investigador integrado no CIPEM-INET-md e do CIEF-IPS e professor coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.