Prof. Dr. Jamary Oliveira é homenageado pela Associação Brasileira de Teoria e Análise Música (TeMA).

O Prof. Dr. Jamary Oliveira, aposentado pela Escola de Música da UFBA (EMUS) e um dos principais responsáveis pela criação do seu Programa de Pós-Graduação (PPGMUS), é homenageado no mais recente número do Informativo da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musica (TeMA).

Em formato de dossiê, a homenagem, disponível no site da TeMA, reúne biografia, fotografias e depoimentos de compositores, musicólogos e educadores que tiveram a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender com Jamary. Entre os colaboradores deste tributo, destacam-se Fernando Cerqueira, Wellington Gomes e Pedro Kröger, docentes da EMUS.

Importância histórica e cultural – Nascido em Saúde, no interior da Bahia, Jamary Oliveira foi compositor e professor, tendo atuado também como diretor da Escola de Música da UFBA, e foi membro da Academia Brasileira de Música, da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM), da International Society for Music Education (ISME), membro fundador do Grupo de Compositores da Bahia, da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea (SBMC), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (ANPPOM) e do Centro de Produção, Documentação e Estudos de Música (SONARE.

Falecido em março deste ano, seu nome figura em dicionários de música e músicos em diversos idiomas, além de estar presente em fontes de referência a respeito da música do Brasil e da América Latina, atestando a sua importância fundamental para a história da música brasileira, também em suas vertentes teórica, pedagógica e investigava.

O Informativo da TeMA pode ser acessado em http://tema.mus.br/publicacoes/tema-informativo/