Professor da Escola de Música da UFBA, Mario Ulloa lança nova música

Estreia oficial da peça acontece em concerto no dia 13/08. Prévia pode ser conferida no canal de Youtube da Escola de Música da UFBA.

Excepcional: essa sem dúvidas é a melhor palavra para descrever o dia 13/08 no calendário da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Na data, realiza-se a solenidade que marca, concomitantemente, a entrega do requalificado Salão Nobre da Reitoria da UFBA e o encerramento, depois de oito anos, do mandato do Magnífico Reitor Prof. Dr. João Carlos Salles. Com extensa participação da Escola de Música da UFBA (EMUS), a cerimônia conta ainda com mais um momento especial: a estreia da peça “Notas sobre os Céus de Cachoeira”, composta pelo violonista e professor da EMUS, Prof. Dr. Mario Ulloa.

Escrita em homenagem ao Prof. Dr. João Carlos Salles, natural da cidade de Cachoeira, “Notas sobre os Céus de Cachoeira” é descrita pelo seu criador como uma peça em tom leve e de fácil assimilação. “Quis escrever essa peça como se fosse uma pequena canção popular (...), um pequeno Hino” conta Ulloa, que completa: “uma oferenda musical ao nosso grande e querido João”.

Ao falar do processo de composição, Ulloa conta que conectou cada letra do alfabeto a cada uma das notas musicais da escala cromática e que, pinçando as iniciais do Reitor — J.C.S. — chegou às notas Ré, Fá# e Lá, a partir das quais surgiram as melodias e a estrutura em três partes desta peça. O trio de notas forma, ainda,  o acorde Ré Maior, que dá o tom da música. Em uma coincidência feliz, em certas crenças da música ocidental, a Tonalidade de Ré Maior possui o poder e a eloquência de despertar sentimentos de alegria, o que se encaixa perfeitamente na visão de Ulloa para esta peça.

“Apimentei esses sons com temperos rítmicos advindos de Ijexás da Bahia, de Danzones do Caribe, e de certas sonoridades do violão” conta o compositor. Apesar de estreia oficial de “Notas sobre os Céus de Cachoeira” acontecer apenas na solenidade do dia 13/08, é possível conferir antecipadamente o lançamento de Mario Ulloa no canal de Youtube da Escola de Música da UFBA (https://youtube.com/escolademusicadaufba).