Série Lunar recebe duo inédito de Ricardo Camponogara e Aquim Sacramento

Professores da Escola de Música da Ufba (Emus) apresentam repertório exclusivo no dia 27 de setembro, no auditório da ABI

Após um período de intenso movimento com a programação de aniversário da Associação Bahiana de Imprensa, o auditório Samuel Celestino volta a abrir as portas ao público. Na noite da próxima quarta-feira (27), a Série Lunar recebe a primeira apresentação conjunta dos professores Ricardo Camponogara e Aquim Sacramento. O evento, realizado mediante parceria entre a ABI e a Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/UFBA), ocorre gratuitamente às 19h.

Apesar da apresentação inédita - a formação compõe um arranjo experimental de violão e vibrafone - os professores estiveram na casa em ocasiões distintas. O professor Ricardo Camponogara, fundador da Orquestra de Violões da Ufba, guiou a orquestra ao lado do também professor Robson Barreto na segunda temporada da Série Lunar, em novembro de 2022. Também na temporada anterior, Aquim Sacramento fez parte da programação do evento com o Duo Sá-Cramento na companhia da professora de percussão do projeto Neojiba, Érica Sá.

Para a apresentação na ABI, eles selecionaram clássicos de compositores como Sérgio Assad, Waldir Azevedo, Dusan Bogdanovic, Astor Piazzolla e Pixinguinha. A novidade são alguns arranjos de Aquim Sacramento.

“Esse concerto é único, porque traz uma formação nada usual, nada comum de se ver: vibrafone e violão. A escolha do repertório vem de acordo com as nossas intimidades, são duos de violão trazidos pelo Ricardo Camponogara para a gente experimentar”, adianta Aquim. “É um trabalho de experimentação com o vibrafone. De que maneira a gente pode adaptar certos sons do violão para o vibrafone e do vibrafone para o violão?”, provoca.

Ambos têm um extenso currículo na área da música e muita experiência para compartilhar com os espectadores da próxima apresentação. Filho do maestro Jorge Sacramento, Aquim iniciou os estudos de percussão aos nove anos de idade. Ele é bacharel em Percussão pela Unesp, mestre em Educação Musical pela Ufba e doutor pela UFMG em Performance Musical. Recentemente se tornou professor de percussão da Ufba. Além do Duo Sá-Cramento, ele participa de formações como a MultiFaces, a MarinGinká e atua como solista, tocando e ministrando palestras e masterclasses em festivais brasileiros e em outros países como os Estados Unidos, Argentina, Europa e Colômbia.

Camponogara é professor de Violão do Curso de Música da Ufba e, desde 2009, coordena a Orquestra de Violões da universidade. Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Música - Execução/ Violão, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia, financiado pelo CNPq, possui doutorado em Performance/Violão pela University of Arizona, financiado pela Capes. Tem atuado como solista em diversos países, com premiações recebidas nos EUA. Desenvolve também, atividades ligadas à pesquisa, com livros e artigos publicados.

Série Lunar – Temporada 2023

Quando: 27 de setembro, às 19h

Onde: Auditório Samuel Celestino (Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé | Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar)

Quanto: Gratuito